Dividindo as dúvidas e os conhecimentos

Novidades no blog
Como não só médicos, mas outros profissionais de saúde estão envolvidos no tratamento dos pacientes portadores de HIV/AIDS, formalmente estão sendo convidados a participar das discussões, enviar casos e dúvidas. Para enviar um caso ou uma dúvida, clique no final de um caso, em comentário, mesmo que não seja diretamente relacionado a ele. Será visto pela adminstradora do blog e será publicado. Se não tiver uma identidade das listadas, publique como anônimo.

Ao publicar este blog minha intenção é criar uma rede de médicos que, por meio da discussão de casos clínicos, possam atender ainda melhor seus pacientes. As dúvidas também podem ser transformadas em situações hipotéticas sobre as quais poderemos debater. Todos os interessados são bem vindos.

30/05/10 Alteração nas postagens:
Ao criar o novo nome para o nosso blog, tive que passar todos os comentários do antigo para cá e por vezes errei, colei 2 vezes ou em lugar errado e tive que apagar. É por isso que está aparecendo que algumas postagens foram excluídas por mim. Pior: não consegui copiar os seguidores para este blog.
Desculpa, mas sou uma blogueira iniciante e errante.
Tânia

GRUPO, PODE HAVER UMA INCOMPATIBILIDADE DO BLOGGER COM INTERNET EXPLORER. CASO VOCÊ TENHA PROBLEMA PODE INSTALAR O FIREFOX OU O GOOGLE CHROME. LIMKS PARA INSTALAÇÃO: http://br.mozdev.org/download/ www.google.com/chrome/eula.html?hl=pt-BR

terça-feira, 25 de março de 2014

Caso 86- Masculino, 56 anos, quadro cutâneo a esclarecer

Motivo da discussão:

Paciente infectado pelo HIV desde 1995 com quadro de febre, adenomegalias e lesões cutâneas a esclarecer associado a perda poderal.

1- Que possibilidades diagnósticas você pensaria?
2- Que exames solicitaria?
3- Qual o tratamento proposto?

Caso clínico

Masculino, 56 anos, morador da região da Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro, anti HIV+ desde 1995, portador de déficit cognitivo congênito. Em uso de TDF + 3TC + LPV/r e atorvastatina 20 mg/dia. Foi a consulta em 03/12/13 com exames de 02/09/13 com CD4 de 336/mm3 -22,7% e CV menor que 40 cópias/ml. O quandro atual, de início não especificado, se compunha de febre, " ínguas no pescoço" e lesões cutâneas micronodulares disseminadas. Perda ponderal de 4 kg no período (49,5 kg para 45,5 kg).





Prestem atenção que as figuras que vou colocar abaixo não são do mesmo paciente. São figuras de leishmaniose em aids enviadas pela Dra Alda Maria da Cruz. Vejam a semelhança.


6 comentários:

  1. Oi Tania !

    Pensaria em Sífilis ( secundaria).
    Solicitaria VDRL e FTA abs no sangue e biopsia cutânea.
    Caso fosse sífilis ,trataria com Penicilina benzatina 2.400.000 UI intramuscular ,sendo 1.200.000 UI em cada glúteo em 3 doses com intervalos semanas totalizando 7.200.000 UI
    Bjo.
    Lilian Ilg
    Dermatologista

    ResponderExcluir
  2. Oi Tania. Concordo com a Liliam, mas também acrescentaria no diagnóstico diferencial a leishmaniose, que em casos de associação com HIV/AIDS pode se apresentar com manifestações dermatológicas não comuns, como lesões disseminadas. Vejam as publicações de Coura et al. http://dx.doi.org/10.1590/S0074-02761987000400019; Machado et al. http://www.scielo.br/pdf/mioc/v87n4/vol87(f4)_030-035.pdf; Santos-Oliveira et al. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3122343/pdf/tropmed-85-055.pdf

    ResponderExcluir
  3. Olha pessoal: A Alda me mandou duas fotos de leishamiose em AIDS para publicar aqui, mas nos comentários não consigo. Deste modo, vou ter que publicar lá em cima no caso. Prestem atenção porque não é do mesmo paciente, mas vejam como é semelhante.

    ResponderExcluir

  4. Gostaria que lembrássemos de um outro diagnóstico para este paciente: paracoccidiodomicose cutânea. Nas formas agudas da doença as lesões em geral são múltiplas, espalhando-se da face, couro cabeludo, tórax e membros superiores. Iniciam-se como pápulas eritematosas mas se transformam em nódulos ou placas eritematovioláceas, evoluindo para lesões ulcerocrostosas, de tamanhos variados, em geral na forma de círculos com bordas elevadas e fundo granuloso recoberto por exudato fibrinopurulento. Vários estágios de lesões podem estar presentes no mesmo momento. O aspecto é muito semelhante, mas não vemos casos no Rio há mais de 10 anos. Além do mais, o esperado seria um paciente com comprometimento imunológico muito mais acentuado o que não é o caso do paciente em questão. Dêem uma olhadas nas imagens deste link http://www.readcube.com/articles/10.1590/S0365-05962011000600029?locale=en
    Um artigo legal para rever está acessível em http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v39n3/a17v39n3

    ResponderExcluir
  5. Vamos a continuação do caso:
    Este paciente, como já dito no início, tem um retardo de desenvolvimento mental e nunca ficou estabelecido como foi contaminado pelo HIV. Tem VDRL feito em fev/04, mar/05, set/05, fev/07, Jan/08, mar/09, Jun/10, Jun/11, maio/12, mar/13, todos negativos e já estava com outro VDRL agendado para a rotina de fev/2014. Veio a consulta com este quadro dermatológico exuberante, febre, linfonodomegalia cervical o que motivou sua internação para investigação diagnóstica.
    Diante deste quadro, alguém quer falar mais alguma coisa?

    ResponderExcluir
  6. Concluindo nosso caso.
    Apesar de ter pensado em sífilis, diante de todos os VDRL negativos, da dificuldade mental do paciente e da extensão do quadro, o médico assitente optou pela internação para esclarecimento diagnóstico.
    O VDRL foi 1: 256
    Medicado com 2400000U penicilina Benzatina por 3 semanas.
    Submetido a punção lombar- 3 leuc;ocitos, 1 hemácia
    100% linfócitos. proteína 48 Glicose 51
    VDRL não reagente
    Látex para Cryptococos negativo
    Evoluiu com melhora das lesões papulosas.
    O paciente apresentava também balanite consequente a fimose e foi submetido a postectomia, sem intercorrências no D11 de internação. alta hospitalar orientado para manter acompanhamento amblatorial.
    Conclusão: Como diz um colega nosso, devemos sempre pensar sifiliticamente.

    ResponderExcluir