Dividindo as dúvidas e os conhecimentos

Novidades no blog
Como não só médicos, mas outros profissionais de saúde estão envolvidos no tratamento dos pacientes portadores de HIV/AIDS, formalmente estão sendo convidados a participar das discussões, enviar casos e dúvidas. Para enviar um caso ou uma dúvida, clique no final de um caso, em comentário, mesmo que não seja diretamente relacionado a ele. Será visto pela adminstradora do blog e será publicado. Se não tiver uma identidade das listadas, publique como anônimo.

Ao publicar este blog minha intenção é criar uma rede de médicos que, por meio da discussão de casos clínicos, possam atender ainda melhor seus pacientes. As dúvidas também podem ser transformadas em situações hipotéticas sobre as quais poderemos debater. Todos os interessados são bem vindos.

30/05/10 Alteração nas postagens:
Ao criar o novo nome para o nosso blog, tive que passar todos os comentários do antigo para cá e por vezes errei, colei 2 vezes ou em lugar errado e tive que apagar. É por isso que está aparecendo que algumas postagens foram excluídas por mim. Pior: não consegui copiar os seguidores para este blog.
Desculpa, mas sou uma blogueira iniciante e errante.
Tânia

GRUPO, PODE HAVER UMA INCOMPATIBILIDADE DO BLOGGER COM INTERNET EXPLORER. CASO VOCÊ TENHA PROBLEMA PODE INSTALAR O FIREFOX OU O GOOGLE CHROME. LIMKS PARA INSTALAÇÃO: http://br.mozdev.org/download/ www.google.com/chrome/eula.html?hl=pt-BR

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Caso 68- Casal discordante, paciente índice com CD4 acima de 600 cél/mm3


Motivo da discussão:
  1. 1-      Está indicado tratamento ARV precoce? No caso de indicar TARV, que esquema proporia?
  2. 2-       O que devemos considerar ao tomar esta decisão? Prós e contras. 
  3. 3-      Está indicado PrEP para o parceiro HIV neg?
  4. 4-      O que devemos considerar ao tomar esta decisão: Prós e contras.


Casos:
Ela:
Primeira consulta em 24/05/12
27 anos, tem atividade sexual desde os 13 anos. Um parceiro fixo há 4 anos.
Informava hipertensão arterial na última gestação.

Ex usuária de maconha, cocaína, craque. Etilista durante mais de 5 anos, até há 4 anos atrás. Atualmente bebe no final de semana 1 garrafa e meia de cerveja. Tabagista de 20 cigarros/dia desde os 13 anos de idade.

Gesta 3 para 2. Um parto prematuro há 10 anos atrás (aos 17 anos de idade) - nasceu com 6 meses e ficou vivo por 3 meses. Último parto há 5 anos atrás.
.
Até há 5 anos atrás era anti HIV neg - fez pré-natal.
Primeiro anti HIV+ out/2011
Bx ganglionar: linfoadenopatia por HIV
PPD reator forte, em profilaxia para TB desde 03/12

Ao exame: PA 160x100. Peso: 81,3 IMC 31,76
Gengiva e dentes em nal estado de conservação, com inúmeras cáries.
Medicada com Losartana

Trouxe exames de 18/01/12 CD4 991- 39,21%   CD8 998 - 39,49%  CD4/CD8 0,99
HBsAg neg  Anti HBs neg VDRL neg  Anti HBc neg
Anti HCV neg

Só voltou a consulta em 16/10/12.  Iniciou, mas não aderiu ao uso do anti-hipertensivo. Informou que lhe causava cefaleia. PA: 160x120

Trouxe exames de 26/06/12 RT-PCR HIV 42347 cp/ml (4,63log) CD4 618- 34,3%  CD8 784- 43,5%  VDRL neg Perfil lipídico, G, HBAlc- normais
TC de tórax- compatível com enfisema pulmonar.

Medicada com Enalapril 20-20.

Ele:
Primeira consulta em 24/05/12
33 anos, hipertenso desde 2001.
Tabagista de 10 a 15 cigarros/dia desde os 26 anos. Bedidas: cerveja final de semana. Cachaça 1 dose 2 a 3 vezes/semana.
Drogas: maconha durante 3 anos- há 5 meses não fuma, crack durante 1 ano- não usa há 5 nos.
Atv. Sexual: tem atividade sexual desde os 16 anos. Cerca de  50 parceiras nos últimos 10 anos. A pareceira atual é anti HIV+.
Sexo desprotegido

Exame físico: PA 220x120. Restante sem anormalidades.

29/11/11 Anti HIV neg- teste rápido

26/06/12 Ecocardiograma - HVE concêntrica leve.
Medicado com Losartana 50-50 + Amlopipino 5 mg

Volta a consulta em 16/10/12 Uso irregular do antihipertensivo. PA  220x150. Apesar da orientação para fazer sexo protegido informou ainda ter mantido relação sexual desprotegida.

06/08/12 Col 185  HDL 27  LDL 111  Tg 234
HBsAg neg  Anti HBc +  Anti HBs + Anti HCV neg VDRL neg

4 comentários:

  1. Bem, vou começar falando dela. Trata-se de paciente jovem, bípara, em idade fértil, usuária de droga, que não está usando drogas no momento, mas ainda usa álcool socialmente. Hipertensa, não conseguiu aderir ao uso de anti-hipertensivo. CD4 acima de 600, ou seja, sem indicação formal para início de ARV, exceto pela redução de risco de contaminação do parceiro. Será que teria adesão suficiente ao TARV? Ao que me parece, não. Precisaria amadurecer a idéia. Introjetar que à luz do conhecimento atual, uma vez iniciado o tratamento, não deveria mais parar e que a recomendação de sexo com proteção de barreira está mantida, mesmo em uso de ARV.
    Eu não indicaria tratamento para esta paciente neste momento, mas, se o fizesse, não usaria EFV. Mesmo nos consensos mais atuais o EFV continua com restrição de uso em mulheres com potencial para engravidar ou na gestação, ppte no primeiro trimestre porque foi associado a efeitos teratogênicos significativos em primatas.

    Ele- também com dificuldade em aderir ao tratamento antihipertensivo, usuário de drogas (que no momento não está usando droga) e que apesar da orientação de usar proteção de barreira nas relações sexuais, continuou se expondo. Certamente se beneficiaria se a parceira estivesse com CV indetectável, porém, ao que parece poderia ser ainda mais descuidado com o uso de preservativo. Oferecer PEP? Caso a se pensar, desde que não entendesse que isso o autorizava a fazer sexo sem preservativo. Temos que pensar que é hipertenso grave e no que o uso de TDF poderia representar para o seu rim. Nosso consenso ainda não contempla PreP, mas cairíamos nos mesmos problemas de PEP. Todas as idéias precisam ser amadurecidas. Vou esperar que outros opinem. Neste momento, só o que indicaria para este casal é que tratassem da hipertensão, frequentassem um grupo de NA ou similar para dar-lhes mais apoio em relação a não voltar a usar drogas, reforçaria fortemente a indicação de uso de preservativos e trabalharia com ela a possibilidade de fazer tratamento precoce, desde que fosse seu desejo.

    ResponderExcluir
  2. Achei um típico caso para iniciação dos antirretrovirais como forma de prevenção para o parceiro. Contudo, me preocupa a capacidade de adesão aos antirretrovirais da parceira soropositiva. Ela teria que ser muito bem "trabalhada" antes do início dos antirretrovirais. Seria importante incluir o parceiro negativo nesse "trabalho" e encaminhar os dois para um CAPs AD para tratamento de abuso de drogas.
    Abraço.
    Nilo.

    ResponderExcluir
  3. Eu penso que o casal possa ter serios problemas futuros de adesão ao TARV/tratamento antihipertensivo e uma equipe multiprofisssional deveria ser acionada para dar ênfase a essa questão.

    A mulher não tem indicação de inicio de terapia antiretroviral devido aos seu bom status imunológico e por falta de evidências de comprometimento cardiovascular ou outras comorbidades, que a tornariam candidata ao inicio de tratamento com seu CD4 > 500 células/mm3. Acredito que antecipar o uso de antiretrovirais, mesmo se propondo um esquema simples, poderia comprometer escolhas futuras quando houvesse indicação precisa, uma vez que a paciente, como todo dependente químico, tem dificuldade de levar a contento um tratamento medicamentoso como deve ser.
    O paciente masculino (HIV negativo), não faz uso de drogas ilícitas há um bom tempo e talvez este seja um dado positivo na aposta da profilaxia pré exposição. Neste caso, além das medidas importantíssimas relativas à prática de sexo protegido e redução do número de parceiras, seria interessante, considerar o uso de tdf/ftc, porém, fazendo um acompanhamento estreito do uso dessas drogas.
    Uma avaliação detalhada o máximo possível sobre funções hepática e renal, sobre escolaridade, condições socio culturais, planejamento familiar, projetos de vida e aconselhamento extenso sobre as implicações do uso de qualquer medicamento, deveriam ser insistentemente conversados para depois, então, propor a profilaxia medicamentosa como coadjuvante.
    Bj
    Maria Crisitina Gama

    ResponderExcluir
  4. Maria Cristina
    Eu tenho sérias dúvidas sobre PREP. Observe que ele também não aderiu ao tratamento anti-hipertensivo e, apesar da orientação de usar preservativo, fez sexo sem preservativo. Acho que PREP na vida real precisa de que o indivíduo seja bem consciente da necessidade de adesão ou fará uso irregular, vai se sentir mais protegido e poderá se expor ainda mais e aí se contamina e ainda adquire e dissemina vírus resistente. Na minha opinião, nem ele nem ela estão preparados para intervenções medicamentosas.

    ResponderExcluir