Dividindo as dúvidas e os conhecimentos

Novidades no blog
Como não só médicos, mas outros profissionais de saúde estão envolvidos no tratamento dos pacientes portadores de HIV/AIDS, formalmente estão sendo convidados a participar das discussões, enviar casos e dúvidas. Para enviar um caso ou uma dúvida, clique no final de um caso, em comentário, mesmo que não seja diretamente relacionado a ele. Será visto pela adminstradora do blog e será publicado. Se não tiver uma identidade das listadas, publique como anônimo.

Ao publicar este blog minha intenção é criar uma rede de médicos que, por meio da discussão de casos clínicos, possam atender ainda melhor seus pacientes. As dúvidas também podem ser transformadas em situações hipotéticas sobre as quais poderemos debater. Todos os interessados são bem vindos.

30/05/10 Alteração nas postagens:
Ao criar o novo nome para o nosso blog, tive que passar todos os comentários do antigo para cá e por vezes errei, colei 2 vezes ou em lugar errado e tive que apagar. É por isso que está aparecendo que algumas postagens foram excluídas por mim. Pior: não consegui copiar os seguidores para este blog.
Desculpa, mas sou uma blogueira iniciante e errante.
Tânia

GRUPO, PODE HAVER UMA INCOMPATIBILIDADE DO BLOGGER COM INTERNET EXPLORER. CASO VOCÊ TENHA PROBLEMA PODE INSTALAR O FIREFOX OU O GOOGLE CHROME. LIMKS PARA INSTALAÇÃO: http://br.mozdev.org/download/ www.google.com/chrome/eula.html?hl=pt-BR

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Caso 15- homem, 63 anos, resposta discordante

Motivo da discussão:

Resposta imunológica e virológica discordantes.
Alterar o esquema antirretroviral é eficaz?

Caso:

Homem, 63 anos, primeiro anti HIV +, início de TARV em agosto 2000 (AZT + 3TC + EFV), com CD4 49 cél/mm3, toxoplasmose SNC, tuberculose intestinal.

Evoluiu com CV indetectável e CD4 em torno de 250 céls/mm3 desde o início do tratamento.
No ultimo ano apresenta lesões recidivantes de carcinoma espinocelular de couro cabeludo, retirou 7 lesões, sendo as 3 últimas no mesmo local. Foi submetido à radioterapia.

Há 6 meses o médico assistente trocou o esquema de tratamento para ATV/r+AZT+3TC, com objetivo de melhorar CD4. Último exame em 06/10 CV indetectável, CD4 264 /mm3.

O médico assistente propôs nova mudança de esquema, para TDF + 3TC + LPV/r.
O paciente ficou em dúvida quanto a mudança de ARV proposto e solicitou o parecer de outro colega.

3 comentários:

  1. Não me parece sensato mudar a terapia do paciente por um esquema menos tolerável, como o com LPV/r. Tenho até minhas dúvidas se realmente valeu a pena trocar EFZ por ATV/r, embora estudos já tenham mostrado uma tendência de maior ganho de CD4 com esquemas contendo IP, embora sem significância estatística. Este paciente descobriu seu diagnóstico com mais de 50 anos, na ocasião já apresentando imunodeficiência bem avançada. Já é sabido que nesta população mais "idosa" - me perdoem os cinquentões - o ganho imunológico após HAART já é subótimo mesmo, ainda mais com um CD4 basal < 50/mm³. Creio que com o que temos disponível no momento, nada vai melhorar esta contagem, pois o dano imunológico neste paciente é irreversível. Márcio Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber a leucometria do paciente. Se estiver leucopenico podemos tentar trocar o AZT por TDF ou ABC, desde que não tenha co-morbidades que tornem arriscado o uso de uma ou outra droga. Não há nenhuma informação destas no caso. No mais, concordo com o Márcio. Já discutimos um caso parecido, o caso 11. Sugiro a releitura dos comentários.

    ResponderExcluir
  3. Em pacientes com carga viral indetectável a troca de antirretrovirais em geral não leva a aumento de CD4, a menos que haja leucopenia e/ou linfopenia causada por uma das drogas em uso. No caso, a droga mais comumente associada com citopenias é o AZT. Assim, caso não haja contra-indicação, eu trocaria AZT por TDF e monitoraria, via fosfatemia e EAS, a função renal a cada 3-6 meses.

    Mauro Schechter

    ResponderExcluir